Conheça aqui a história do Rotary Club de Patrocínio "Brumado dos Pavões"

Instalado no ano rotário 94/95, pela aspiração do então governador do Distrito 4770, João Batista Naves, sob o patrocínio e as bênçãos do Rotary Club de Patrocínio, o Rotary Club de Patrocínio “Brumado dos Pavões” foi idealizado no segundo semestre de 1994, sob a coordenação do então rotariano Edson Rodrigues de Sá, indicado pelo “club-padrinho” para acompanhar o nascimento e a regulamentação do club.

Formalizada a composição, no dia 05 de janeiro de 1995 foi oficialmente criado o Rotary “Brumado dos Pavões”, sendo instalado logo em seguida, no dia 16 de fevereiro.
Em 22 de março daquele mesmo ano, o Rotary International emitiu a Carta Constitutiva de fundação do Rotary, que é o documento oficial de filiação de club rotário a Rotary International.
Ao mesmo tempo, nascia a grande parceira do Rotary “Brumado dos Pavões”, a Casa da Amizade, composta das esposas dos rotarianos.

No período de formação, que prosseguiu no ano rotário subsequente ao da fundação, assumiu a Presidência do Rotary o companheiro Maurício da Cunha e a da Casa da Amizade “Brumado dos pavões” a sua esposa Ana Valéria de Rezende Cunha, cuja experiência na vida rotária já estava sedimentada por terem pertencido ao Rotary e à Casa da Amizade de Patrocínio, club-padrinho e Casa da Amizade-madrinha, respectivamente.

OS PRIMEIROS ANOS DE FUNCIONAMENTO:
O Rotary Club de Patrocínio e a sua Casa da Amizade não apenas idealizaram a instalação do “Brumado dos Pavões”, mas também, durante dez (10) anos, cederam a sua sede para que as duas novas entidades rotárias pudessem se reunir e realizar seus eventos.

A NOVA SEDE:
A sede própria do Rotary “Brumado dos Pavões” e da sua Casa da Amizade foi idealizada na gestão 1998/1999 pelo então presidente Cláudio Alvarez Garcia, cujo terreno de quase 4.000m2 junto ao Horto Florestal foi doado pelo Município através do então prefeito Roberto Queiroz do Nascimento com a devida anuência da Câmara Municipal. A ampla sede foi erguida ao longo de oito (8) anos, sempre através de campanhas, eventos e promoções diversas.

A sede do “Brumado dos Pavões”, inaugurada no dia 05 de dezembro de 2005, na gestão dos companheiros-presidentes José Maurício da Silva e Sônia Maria Oliveira Silva, possui um dos melhores e mais amplos salões de festas da cidade de Patrocínio. Os recursos obtidos com os aluguéis são destinados aos vários programas sociais mantidos tanto pelo Rotary quanto pela Casa da Amizade.

Os principais projetos e programas do Rotary e da Casa da Amizade “Brumado dos Pavões”:

- Manutenção de duas salas de aula no Centro Rotary de Formação “João Batista de Queiroz”, no bairro Serra Negra, em parceria com a Administração Municipal. É fornecido o material didático-pedagógico e são distribuídas cestas básicas para os alunos;

- Cessão de computadores para o Lar da Criança de Patrocínio, entidade assistencial que trabalha com adolescentes;

- Construção de 26 casas para famílias de baixa renda, projeto esse do maior alcance social desenvolvido por uma ONG jamais visto em nosso Município. Foram 13 casas no Bairro Serra Negra e 13 no Bairro Santo Antônio. A Administração Municipal foi parceira, doando os 26 lotes;

- Composição e manutenção de uma farmácia de primeiros socorros que atende a 20 escolas instaladas no Município;

- Formação e manutenção de um Banco de Cadeiras de Rodas, com quase uma centena de cadeiras que são cedidas temporariamente a pessoas que delas necessitam;

- Construção, pelo Rotary e empresários locais, de um Posto de Policiamento Rodoviário na BR 462 que, diga-se de passagem, é o único nos limites de Patrocínio. Infelizmente, por falta de uso e manutenção foi desativado e retirado do local;

- Doação de cinco (5) motocicletas para a Polícia Militar através de Projetos Subsídios equivalentes de Rotary International, sendo que em Patrocínio o Rotary recebeu apoio e fez parceria com o Conselho Comunitário de Segurança Preventiva;

- Arrecadação de roupas usadas que são vendidas a custo irrisório em bazares no Centro de Formação do Rotary no Bairro Serra Negra;

- Através de subsídios equivalentes foi adquirida e equipada uma Clínica para atendimento odontológico de crianças com até 2 anos. Todo o equipamento odontológico foi adquirido com recursos de Rotary e a clínica foi instalada em parceria com a Administração Municipal;

- Realização de campanhas periódicas de conscientização ecológica, que incluem distribuição de mudas de árvores nos bairros periféricos;

- Realização, em conjunto com as Polícias Militares, Civil e Bombeiros, governos municipal e estadual e entidades da comunidade, da Semana do Trânsito, visando à formação de uma consciência mais humana para o trânsito;

- Realização de vários eventos para angariar recursos, objetivando a manutenção das atividades do Rotary e da Casa da Amizade, dentre eles: “Noite do Tira Gosto, Quermesse” e especificamente pela Casa da Amizade, a Noite da Mulher, que acontece anualmente no mês de março.

Funcionamento atual:
Atualmente o Rotary “Brumado dos Pavões” é composto de 35 sócios, os quais recebem o tratamento de “companheiros rotarianos”.